terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Adamantine - Downfall Of Adamastor

Os Adamantine são uma banda portuguesa de Thrash Metal Old School de Lisboa, formaram-se em 2007 e recentemente lançaram o seu EP de estreia intitulado “Downfall Of Adamastor”. Só por curiosidade: Adamantine é um mineral, uma pedra lendária de uma dureza impenetrável. A sonoridade, como já referi em cima, é uma Thrash de veia “Old School” dos grandiosos anos 80, e como influências, na minha opinião, temos principalmente os Metallica, Testament e Exodus. Estes senhores não se esqueceram da veia lusitana, repare-se na capa, que representa muito bem o conceito do EP: uma nau portuguesa, no meio de uma tempestade, a ser atormentada pelo Adamastor, provavelmente a nau de Vasco Da Gama a atravessar o Cabo Das Tormentas, um artwork desenhado por Vanessa Bettencourt.

O EP é composto por 6 temas, 5 temas “normais” e uma introdução. Todas as músicas têm muita qualidade e são recheadas de guitarras distorcidas, solos e riffs rápidos mesmo à “Old School”. A voz de André Bettencourt faz-me lembrar o James Hetfield, naqueles velhos tempos (vocês sabem), às vezes os guturais tornam-se mais graves a roçar um Death/Black. A primeira música, a introdução “Abyss (Of Revelation)” não é nada de especial, mas isso muda logo com a música a seguir que é uma grande malha “The Dragonriders”, uma música rápida ao estilo de Exodus com a voz rasgada e agressiva de André, e adoro o refrão “The Dragonriders rise”. A próxima música “Viriat’s Betrayal” é um espectáculo, a meio há um solo fenomenal, daqueles que curtimos imenso e que nos pomos a tocar guitarra eléctrica imaginária! “Downfall Of Adamastor” foi a primeira música que ouvi destes senhores, gostei logo à primeira audição e continua a ser a minha preferida, é realmente nesta música que se encontram mais influências de Metallica, no final ainda podemos ouvir um poema lindo de Luís De Camões, retirado d’Os Lusíadas. “Voodoo” é outra música excepcional, rápida e com um solo espectacular no fim, daqueles mesmo bons. Para terminar temos: “Allegiance To Violence” que é mais uma prova do grande talento destes senhores, o solo calmo a meio da música, com uma melodia brilhante é único, lembra-me as baladas e solos calmos de Metallica.

Os Adamantine são a grande banda revelação deste ano em Portugal, das melhores que ouvi nos últimos tempos. Apesar do som não ser muito inovador, esta banda mantém o grande espírito Old School vivo, têm muito talento e maturidade, agora é esperar por algo mais a sério, um álbum à maneira e com este espírito.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Ora ai está uma banda espectacular,esta banda apresenta um thrash-metal old school dos velhos tempos dos Metallica, Slayer, Megadeth as 3 maiores bandas do género de todos os tempos...

    ResponderEliminar
  3. Hail João Nuno!!

    Muito obrigado pelas tuas palavras nesta review de qualidade. É muito gratificante saber que gostaste do Ep e que podemos contar com mais um apoiante! Fica atento para as novidades e o novo Single que sairá em breve! Abraço

    THRASH AND DEVASTATE!!

    ResponderEliminar
  4. continua com o bom trabalho João! \m/

    link da tua review publicada no nosso site:

    http://undergroundtuga.com/2010/12/adamantine-downfall-of-adamastor-review/

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Encomendas para: adamantinethrash@gmail.com
    5€ + portes

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar