terça-feira, 9 de agosto de 2016

Decayed - The Burning Of Heaven

Porta-estandartes máximos do Black Metal Lusitano, quer vocês queiram quer não, os Decayed brindam-nos aos 26 anos de existência com o seu décimo primeiro álbum “The Burning Of Heaven”, numa edição em CD a cargo da Helldprod e Chaosphere Records. Numa altura em que as temperaturas elevadíssimas que presenciamos tornam o conceito do álbum ainda mais adequado (saindo assim no timming ideal) a banda mostra como os anos, a experiência e a dedicação são factores importantes para lançar um grande álbum, aquele que é, a segunda parte do clássico “The Book Of Darkness” editado em 1999 e que levou a banda a uma tour europeia. Curiosidades à parte, a verdade é que encontramos aqui muitas semelhanças com esse álbum a nível instrumental mais é algo mais notado sobretudo em termos líricos. 

Sem cair no erro inútil de fazer comparações a verdade é que “The Burning Of Heaven” soa muito mais coeso, natural (principalmente na voz) e claro, com uma produção adequada ao nosso tempo (isto comparando com 1999). Menos feroz que “The Ancient Brethren” e menos forçado que “Into The Depths Of Hell” aqui os riffs fluem de forma tão natural que temas longos como “The Burning Of Heaven (Flames Of Armageddon)” se tornam nos mais apetecíveis onde a vontade de carregar no replay é imediata para ouvir aquela que é a banda sonora dum céu em chamas, da morte das três principais divindades cristãs retratadas na capa: Pai, Filho e Espírito Santo. Mas não só de temas longos e mais complexos se faz o álbum, “Son Of Satan” e “War Of The Gods” são dos temas mais directos e ferozes do álbum onde somos envoltos em riffs e solos como se estivessemos em chamas. “The Mirror Of Usire” é outro longo e grande tema com um início mais doomy mas que rapidamente é avassalado pela rapidez dum estrondoso trabalho de bateria. Mas nem tudo se resume a rapidez, raiva e brutalidade e exemplo disso é a espectacular “Halls Of Torment Part II” um tema ambiental, sombrio e lento, ou a introdução “Night Of The Demons (Introduction)”, que dá de seguida lugar a um cover de Motörhead “Deaf Forever” que encaixa perfeitamente na sonoridade do álbum e mostra as verdadeiras influências da banda e que o Black Metal não é (como muitos pensam) corpse paint,  guitarras distorcidas e mariquices nórdicas. “Death is only the begining” é assim que começa o último tema do álbum “Cravado Na Cruz” cantado em português com uma voracidade vocal impressionante, algo que já não acontecia desde o “Chaos Underground”, de 2010.

“The Burning Of Heaven” é sem qualquer dúvida o melhor álbum de Decayed com esta formação: JA nas guitarras, Vulturius na voz e baixo, e Tormentor na bateria. Possivelmente a melhor proposta do ano no que toca ao verdadeiro e clássico Black Metal, com uma produção refrescante e inovadora, “The Burning Of Heaven” revela paixão, dedicação e um sentido de musicalidade fenomenal. Lusitanian Black Fucking Metal!

Sem comentários:

Enviar um comentário