sábado, 30 de outubro de 2010

Decayed - Chaos Underground

O ritmo de lançamentos dos portugueses Decayed não pára, ainda este ano, depois de uma compilação “A Tribute To The Ancients” e do EP “Shadow - Land” chega agora “Chaos Underground”, o 8º álbum de estúdio da primeira banda portuguesa de Black Metal, são 20 anos de experiência no mundo do Metal. Em relação aos rumores que correm da banda ter acabado à que esclarecer uma coisa: Os Decayed não acabaram, deram o seu último concerto com aquela line-up, neste momento estão parados, não dão concertos, e se quiserem mais provas de que não acabaram: já há projectos para o 9º álbum de estúdio, uma Split e um álbum ao vivo do “último” concerto.

Vi por aí reviews que não dão uma grande nota a este disco, discordo totalmente, é um excelente trabalho, tem uma excelente qualidade sonora e um grande nível de musicalidade e maturidade, é Black ‘n’ Roll, decadente, puro e duro! Os temas abordados são os do costume: Satanismo, Ocultismo, Anti-Cristianismo, etc. É um som sujo, frio, extremo e com uma atmosfera fenomenal, na linha do “The Black Metal Flame”.

Queria destacar as introduções de todas as músicas, uma das coisas que me atrai nos Decayed são as introduções em cada música, calmas e serenas, começando pela primeira introdução “Ascending In Chaos” em que se ouve trovoada, sinos de igreja, uma voz feminina e algo a arder. É a partir da “Hail Sathanas” que começo a gostar mais das músicas, adoro a introdução e é das melhores malhas de Decayed. “At The Strike Of Midnite” foi a primeira música que me viciei quando ouvi isto, gosto muito da voz do W. que nunca perdoa. “Chaos Underground” é um grande tema, uma música demolidora, com aquele coro feminino a acompanhar e aquela melodia da guitarra no início é fenomenal. A seguir vem um cover dos míticos Mercyful Fate, “Black Funeral”, um cover muito, mas mesmo muito bem tocado, puro Black ‘n’ Roll e o refrão “It's a black funeral / She was a victim of my coven” com aquela voz aguda de fundo lembra-me muitas bandas espectaculares dos anos 80, qualquer fã de Mercyful fate vai adorar. “Cry Wolf (The Pack)” é outra música que gostei bastante, com uma introdução muito boa e depois é sempre a malhar, o refrão é daqueles que um gajo decora logo e canta sempre quando ouve isto: “Hear the cry of the wolf” já para não falar da guitarra de JA (senhor do Black nacional) que é sempre a dar, muito rápida e bem melódica, com grandes riffs. E a seguir nada melhor que a “Martelo Do Inferno” uma música que me possui completamente, cantada em português, uma letra linda, é capaz de ser a melhor música deste álbum, se não a melhor música feita pelos Decayed nos últimos anos! Para terminar temos outras duas boas músicas “Infernal Winds” e “Towards The Black”. Não são só 12 músicas, este álbum tem 17 faixas, são 12 do álbum mais 5 faixas bónus, retiradas e remisturadas da Split com Alastor de 1998, portanto para quem não tem a Split nada melhor que comprar este álbum!

Os Decayed mostram estar em grande forma, uma prova disso é este álbum espectacular, são 20 anos de experiência acumulada, concertos e dezenas de lançamentos. XX Years Of Steel !!!

4 comentários:

  1. Essa banda é uma das maiores bandas ca do burgo,tocam um Black puro e duro de alta qualidade.por vezes brutal.Não deixam de ouvir essa banda que é boa demais.

    MaxC666 - Metal Forever!! Hail!!

    ResponderEliminar
  2. miudo muito bem sim sr. tou a gostar de ver q estas a recuperar tempo perdido...
    keep going... alguem q divulgue o q é bom...
    \W/

    ResponderEliminar
  3. Grandes decayed, quero mais lançamentos como estes cá fora !!!

    ResponderEliminar
  4. gostei! ta uma boa review e ta um bom album sem duvida! aliás é do pouco black metal que aprecio cá nesta terra lusitana! tenho tado a par do teu trabalho por ca e gostei especialmente desta review!

    ResponderEliminar