quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alternative Carpark - In Revelation





















Quando ouvi estes gajos fiquei mesmo: “foda-se como é que eu só descobri isto agora?” Conheci os Alternative Carpark (mais conhecidos por ACP) por volta de Maio de 2010 porque foram a banda com que os Miss Lava fizeram a primeira Mini Tour no Reino Unido, estes 4 jovens, formaram-se em 2005, caracterizados por serem muito distintivos e eléctricos, têm uma enorme variedade musical, que funde os históricos e espectaculares Blues com os extremos do Rock e do Heavy Metal. Ainda sem álbum esta banda já dava que falar devido aos seus concertos violentos e cheios de energia, o que os levou a uma grande reputação no Underground do Rock/Metal de Inglaterra.

Chega 2010, e lançam o seu primeiro álbum “In Revelation”: um grande trabalho constituído por 15 temas demolidores com um nível musical muito alto com muitas músicas cheias de energia que trazem um grande espírito de alegria e festa. Em termos de influências, são os géneros acima referidos, algumas semi-baladas e introduções de guitarra que me fazem lembrar a NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal), nomeadamente Led Zeppelin, Pagan Altar e Black Sabbath, o vocalista lembra-me Serj Tankian dos System Of A Down com uns guturais bem mais pesados.

“Red Rust” foi a primeira música que ouvi e foi amor à primeira vista, com uma introdução de baixo e uns vocais espectaculares, uma das coisas que gosto são aquelas partes calmas, e que depois, do nada, o som vai aumentando até que há uma explosão total. “Bad News” é outro tema espectacular, com uma introdução calma de guitarra e ainda podemos ouvir a voz limpa de Mark, o refrão faz-me mesmo lembrar System Of A Dawn, mas com um instrumental muito próprio de ACP. Como parte mais electrónica temos a “Battle Of The Broken” uma música muito original com muita complexidade, tem vários andamentos e vozes, e aquele refrão “Hey Hey” parte-me todo! “Damn Blues” é das músicas mais populares da banda, com riffs de guitarra muito bons e a grande voz de Mark que é perfeita para este tipo de “violência” sonora. Mostrando a grande variedade dos ACP: “From The Molotov Brothel” é na minha opinião uma das melhores músicas feitas até hoje, em todos os géneros musicais do planeta, este tema abrange muitas sonoridades, no início tem uma melodia de guitarra calma, depois vem o rufo da bateria e quando damos por ela há explosão musical, muito rápida, com muitas influências de Rap, mas não se fica por aí, o refrão é puro Metal: pesado e agressivo, a partir dos 2:19 minutos podemos deliciarmos com um excelente solo de guitarra cheio de efeitos. Mostrando a grande diversidade musical, o álbum acaba com uma semi-balada muito bonita, com a voz limpa de Mark, a melodia da guitarra de Simon, a bateria variada e complexa de Jerry… A partir do primeiro minuto a música fica muito pesada, com um solo muito rápido que me faz lembrar aquelas melodias árabes e depois, a violência acaba, vem o som de uma guitarra acústica espectacular: calma e bonita, e é o fim da melodia. Ficamos no silêncio, e temos de esperar… Até que vem a outra parte da balada acústica cheia de riffs encantadores, e revelação acaba da melhor forma, e ficamos com vontade de voltar a ouvir o álbum, porque é daqueles álbuns que nos marcam e que vamos ouvir muito durante anos!

Os Alternative Carpark são das bandas mais originais e alternativas que existem hoje, vão ser muito grandes, já começam a dar muito que falar, agora, é esperar por mais um álbum e que venham a Portugal mais vezes espalhar a destruição e energia dos seus concertos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário