Os Utopium são uma banda portuguesa de Grindcore formada em 2007, este jovem grupo vem ocupar um lugar muito importante na cena nacional. Praticam um Grindcore com laivos de Death Metal, Sludge, Punk e até Thrash nalgumas partes. Quanto às influências convém referir Napalm Death, Rotten Sound, Nasum, Misery Index, como as que mais se fazem notar. Lançaram uma Demo em 2008, simplesmente intitulada “Demo”, este ano lançaram o primeiro trabalho a sério, limitado a 100 cópias numeradas à mão com um artwork fantástico, é um EP com 8 músicas, intitulado “Conceptive Prescience”, um poder sonoro e uma brutalidade incrível.
É um Grindcore moderno nalgumas partes e mais Old School noutras, com muito Death Metal à mistura. Um trabalho cheio de fúria e adrenalina, a primeira música “Undermatch” é uma grande malha, começa com a bateria e depois vem a voz de R a partir tudo e é o caos, a voz no início parece Metalcore mas depois vai para o Death, é uma música muito rápida! “Atrophy” é outro grande tema, com aquele D-Beat avassalador, “Blacksmith Of Irony” é em termos de voz a minha preferida, dois tipos de voz bem distintos, “Sever The Root” é na minha opinião a melhor música, puro Grindcore, altamente destrutiva, e o vocalista abusa muito, já para não falar do baterista que é uma máquina, dois elementos que favorecem muito a banda. “For The Sake” é uma grande música com o início mais Black/Thrash. Depois as músicas que me chamaram mais à atenção foram: “Pressure Points” e a última música, um excelente cover dos suecos Nasum, “My Philosophy”, presente num tributo em que banda portuguesa participou.
Esta banda promete, têm muito talento e é provavelmente a banda portuguesa revelação de 2010, este jovem quinteto veio para ficar na história do Grind em Portugal, agora, é esperar por um álbum cheio de energia como (ou melhor) que este EP!
Encomendas para: utopiumgrind@gmail.com
ResponderEliminar5€ + portes
ESGOTADO
ResponderEliminar