quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Mourning Lenore - Loosely Bounded Infinities

Já todos devem ter reparado na quantidade (qualidade) de bandas portuguesas de Doom/Death Metal ou só Doom nalguns casos: Before The Rain, Insaniae, Process Of Guilt, Löbo, Bosque, Dawnrider, Why Angels Fall, agora é a vez dos lisboetas Mourning Lenore com o seu primeiro longa duração, mais um para juntar ao excelente “leque” de Doom Metal, que é dos meus géneros preferidos. Os Mourning Lenore formaram-se em 2008 pela principal “figura” da banda João Galrito, em 2009 lançaram uma Split com os Insaniae intitulada “Daemonium 3rd Anniversary Celebration” que, se querem que vos dia, nem me aqueceu nem arrefeceu, a sonoridade dos Mourning Lenore tinha muita qualidade, mas não era nada de novo, até que passado um ano lançam “Loosely Bounded Infinities” que são 6 temas de Doom/Death Metal com alguma partes espectaculares mais Post Rock. Era um dos lançamentos que mais estava à espera este ano, os dois últimos temas são da Split, que, para este álbum foram regravados.

Na minha opinião houve uma grande evolução a esse Split para o álbum em todos os aspectos: a qualidade melhorou, as músicas têm mais sentimento, a originalidade e inovação aumentaram, e sobretudo aquilo que distingue o álbum é o feeling único que nos transmite. As músicas são longas mas não são secantes, muito pelo contrário, mudam muitas vezes de sonoridade e ritmo. As influências, temos várias: Mourning Beloveth, Process Of Guilt, Anathema, Novembers Doom, Paradise Lost. Todo este trabalho é marcado por uma atmosfera como a de uma manhã fria, até se pode ver na capa do álbum, traduz muito bem aquilo que são as músicas. Saiu no Outono, a época ideal, dias nublados, cinzentos, com pouco sol, tudo isso se traduz nos sentimentos que encontramos nas músicas: tristeza, solidão, raiva, desespero…

O álbum começa da melhor maneira, com “Contours Of A Dream” é na minha opinião a melhor música do álbum, a parte do “found again” é linda, aliás, toda a música está muito bem conseguida: lenta e triste, com momentos de solidão bastante profunda e os guturais de João Galrido são espectaculares, o instrumental é perfeito, e aquelas partes com a “voz” limpa são demais, uma grande aposta da banda que resulta muito bem, a juntar aos  pequenos mas simples e eficazes leads de guitarra, aquela parte da melodia no fim é a cereja no topo do bolo! A próxima música “Reminiscence” é mediana, só que na minha opinião peca por algumas partes que não estão tão bem conseguidas como noutras músicas, posso dizer que gosto do instrumental no início e da voz, estão muito bons, embora fique por aí.

O tema seguinte “Everlasting” é um excelente tema, começa com um grito de desespero e solidão tal que só quem já sentiu é que consegue imaginar alguma coisa assim, é incrível, a partir dos 2:49 minutos tem um solo de guitarra (lento) muito bom, e o riff final da guitarra é espectacular, uma melodia majestosa. “Unchained” é outro grande tema, começa com os grandes guturais de João e depois vem uma voz mais serena para o Post Rock com muita perícia, é uma música com uma grande estrutura musical, sem explicação, o refrão é fantástico “All the pain that I feel  / is still too much” combina na perfeição com os guturais, e aquela parte mais ou menos a meio, ambiental, é espectacular faz-me lembrar Alcest. A banda é capaz de juntar muitos géneros e sonoridades que resultam na perfeição. Para terminar temos duas faixas bónus: “Rain's Seduction” e “Patterns Of Emptiness” da Split com Insaniae, dois bons temas, embora na minha opinião não estejam ao nível do resto do álbum, a sonoridade é mais Melodic Death do que propriamente Doom/Death, mas são faixas bónus, de uma maneira geral não fazem parte deste trabalho.

Os Mourning Lenore estrearam-se da melhor maneira, um excelente álbum de estreia cheio de qualidade e talento, mais uma banda excelente no mundo do Doom/Death português e talvez mundial.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Esta banda toca um Doom Metal de grande nível e poderoso e recomendo a ouvir esta banda fantastica.
    Valeu chefe. MaxC666

    ResponderEliminar
  3. Encomendas para: mourning.lenore@gmail.com
    10€ + portes

    ResponderEliminar