quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Why Angels Fall - The Unveiling

De vez em quando damos de caras com obras de arte impressionantes, aqui está mais uma: “The Unveiling” dos portugueses Why Angels Fall. Sete anos depois do lançamento do EP “…To The Sun” os Why Angels Fall voltam com 2 temas gigantescos e absolutamente fenomenais que não dão para descrever completamente nesta curta review, estes senhores praticam um Melodic Doom Metal com algum Death à mistura, muito ambiental e com sonoridades muito variadas e complexas que fazem deste um álbum diferente, conceptual, espectacular e simplesmente único. Este álbum foi/é distribuído pela Bubonic Productions, aconselho vivamente à compra da Edição Especial Limitada, com um CD bónus, um livro sobre o estudo/conceito do álbum em questão, envolto num pano preto e uma corda, como se de algo eclesiástico se tratasse, até se trata, visto que contém passagens bíblicas e de mais livros religiosos…

O conceito deste grande trabalho é essencialmente a Teologia (nomeadamente cristã) que foi sempre uma referência nos primórdios do Doom Metal e estes senhores não fogem à regra, muitas passagens do álbum são partes do Antigo e Novo Testamento, muitas vezes recitadas de forma litúrgica, estas passagens transportam-nos para dimensões sem explicação, é algo espiritual: dum lado temos luz, com melodias de piano lindíssimas e voz feminina (estranhamente feita/conseguida por um dos guitarristas), no outro lado, melodias acompanhadas com o órgão de igreja e com uns guturais avassaladores que nos levam ao purgatório e a visões apocalípticas. Quero também dizer que este lançamento está disponível numa edição de 2 CDs que inclui um livro que explica todo o conceito do álbum, assim como o seu artwork fantástico. É um álbum difícil de “ingerir” porque os 2 temas têm mais de 30 minutos, não é um álbum para ouvir em quaisquer circunstâncias, é para descontrair, no meu caso, quando ouço isto é no escuro e com silêncio absoluto, algures entre o Paraíso e o Inferno, só assim, nestas condições é que faz sentido desfrutar e viajar por estes ambientes inexplicáveis que mexem com o nosso ser, o nosso interior. Todo o álbum é lento e marcado por uma atmosfera, com momentos muitos lentos e depressivos, outros encantadores, gosto muito do som da sitar na “The Unveiling” com aquelas vozes e sons que me lembram o Tibete, música Budista e afins, assim como acho extraordinário aquele piano lento e triste na “Neo Genesis”, nalgumas partes das músicas há momentos de total desespero em que há uma descarga emocional “explosiva”, temos momentos com guitarras distorcidas, momentos com vozes a sussurrar passagens bíblicas, guturais, vozes “limpas”, coros a acompanhar as mais determinadas vozes, enfim, vozes para todos os gostos. A bateria, embora discreta, acaba por ser o grande suporte destes ambientes fenomenais.

Repito: é álbum espectacular e único, muito difícil de “ingerir”, mas quando vivemos e entramos nas dimensões de “The Unveiling” é como se deixássemos o planeta terra e tivéssemos uma experiência com o Além. Os Why Angels Fall são uma das melhores bandas nacionais, com um nível de composição musical absolutamente fenomenal, e é certo que este álbum vai ficar na História do Metal nacional, anda a dar muito que falar lá fora, estes senhores tiveram a honra de participar no famoso festival de Doom Metal “Dublin Doom Day” na Irlanda, ao lado de grandes nomes do Doom como: Hour Of 13, Mourning Beloveth e Pagan Altar.

5 comentários:

  1. Gostei muito da tua review, parabéns, traduz muito bem aquilo que se sente kuando se ouve este CD

    ResponderEliminar
  2. adorei a critica, tenho a honra de ter uma das 100 edições especiais... excelente trabalho, continua!

    ResponderEliminar
  3. Encomendas para: bubonicprod@gmail.com
    CD: 10€ + portes
    Edição Especial Limitada 2CDs: 14€ + portes

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho o cd dessa magnifica banda e sou o editor numero 100/100, eles tocam um som super genial...É uma honra para mim...

    ResponderEliminar