domingo, 30 de setembro de 2012

Gazua - Transgressão

Depois de três grandes álbuns lançados consecutivamente em 3 anos, os Gazua estão de volta com o seu novíssimo e inovador “Transgressão”… Se “Contracultura” fechou um ciclo, como os próprios afirmaram aqui numa entrevista, “Transgressão” é o início de uma nova fase, bastante diferente, uma nova fórmula, mais inovadora e experimentalista, mas sem perder a essência que sempre caracterizou a banda. Temos aqui um Punk Rock mais lento, com mais personalidade, muito experimental e com bastantes elementos jazzísticos e Blues, muitas vezes com guitarras simples e directas, sem grandes acordes…

Riffs suaves e leves, melódicos, acompanhados pela grande voz do João Corrosão, agora mais a declamar frases que propriamente a cantar, em temas líricos bastante pessoais e íntimos e exemplo disso são “O Segredo” ou “O Rio Embala-me”. A outra grande novidade é uso das teclas por exemplo logo no tema inicial, “Último Abraço”, uma excelente adição para voltar a usar em trabalhos próximos. Voltando ao lado tradicional que sempre os caracterizou, na linha do “Convocação” ou “Contracultura”, temos músicas mais rápidas e pesadas como “O Inimigo Sou Eu”, “Respira” e “Noite Ritual”. A nível lírico “Transgressão” revela também um grande inconformismo com a actual (que nunca mais acaba) crise (de tudo!) e também com alguns sentimentos mais pessoais por vezes mais tristes, situações do dia-a-dia que quase todos já passámos… Seja quando nos sentimos parte duma cidade, dum todo (“O Rio Embala-me”) ou quando nos sentimos como o inimigo de todos (“O Inimigo Sou Eu”). Pessoalmente adoro os temas “O Segredo”, “O Rio Embala-me” e “Terra Prometida”, são pequenas palavras, simples e fortes que me dão cada vez mais coragem para viver o dia-a-dia acreditando nas minhas convicções e ideais. “Transgressão” é um álbum muito inspirador acreditem, principalmente nesta fase difícil que quase todos atravessamos, precisamos de acreditar em algo, de inspiração, este é o álbum ideal!

Em suma, temos aqui mais um trabalho genial desta grande banda, um álbum diferente, inovador, apetecível, suave, com muita qualidade, daqueles que dão um enorme prazer de ouvir. “Transgressão” foi gravado por Makoto Yagyu e Fábio Jevelim nos estúdios Black Sheep em Mem Martins e encontra-se à venda nas lojas do costume ou podem simplesmente encomendar à banda (mais económico e aconselhável), edição com algumas surpresas no interior, a cargo da banda e da já habitual Raging Planet. Entretanto também se encontra à venda o DVD da banda ao vivo na “Festa Do Avante 2009”, 12 músicas, 45 minutos, um DVD absolutamente obrigatório para qualquer fã da banda!

Sem comentários:

Enviar um comentário