Os Underneath formaram-se em meados de 2001 em Tomar e passados 11 anos de dedicação, lançamentos e concertos que lhes valeram uma grande reputação na cena do Death Metal nacional mais bruto lançam finalmente o tão aguardado primeiro álbum de estúdio “Gruesome Evolution Respawned”. Contam também na discografia com uma Demo (de 2002) um EP (de 2005) e dois DVDs (ambos de 2008) um deles Split. Gravado em 2010 e editado e lançado em 2012, “Gruesome Evolution Respawned”, é um marco bastante importante para a banda e até para o Death Metal nacional.
Os Underneath brindam-nos com o seu Death Metal técnico, bruto, com alguns toques de Grind… Guturais graves ou mais rasgados (alguns growls), mudanças de ritmo bastante frequentes, um dupla de guitarras abrasiva e incisiva com alguns riffs e solos capazes de arrepiar os ossos, a juntar a um trabalho de bateria bastante complexo e bem captado. Tudo isto envolto em Gore, carne, tortura e ódio… São estes os temas que os Underneath nos apresentam com os seus 10 mandamentos que perfazem 35 minutos de um dos melhores discos de Death Metal que saiu em Portugal nos últimos anos. Não é o Death mais inovador que encontramos porque são bem evidentes influências dos primeiros álbuns de Cannibal Corpse, os trabalhos mais rápidos de Deicide e até as guitarras de Morbid Angel, mas isto vai deliciar qualquer fã de Death Metal norte-americano, destacando também aqui a produção excelente que o álbum tem.
Em relação às melhores músicas destacar logo “Chainsaw Maniac”, com uma melodia lenta e eficaz que rapidamente se converte num violento mar de blast beats e guturais bastante agressivos. Destaque também para os riffs de “Soulless & Life Status” e para o grande tema “Exposed To Suffering” com algumas partes mais Rock ‘n’ Roll e bastante melódicas. “Nest Of Horror” é para mim o melhor tema do álbum, tudo brutal: o ritmo, o trabalho lírico, os riffs, e claro os guturais do Miguel Fonseca. “Reborn To Slaughter” é outro grande tema que agarra o ouvinte desde o início, aquele riff inicial é viciante. Destaque ainda para o Single “Exposed To Suffering” e para as grandes malhas “Through The Filthy Flesh” e “Obsessed By Hate”.
“Gruesome Evolution Respawned” é Death Metal bastante complexo, técnico e directo, com temas sem grandes adornos, com a duração ideal, sem introduções a encher ou demasiados floreados. Toda a banda está de parabéns com especial atenção claro para dupla de guitarristas, Sérgio Garraio e Luís Neves. A edição do álbum ficou a cargo da Dethstar Wreck'ordes (Theriomorphic) e da própria banda (Underneath Records), o artwork está brutal e identifica-se muito bem com aquilo que se ouve, um trabalho muito bem elaborado por Telmo Teixeira (comprem e vejam bem o poster), só é pena não trazer as letras. “Play it very loud for better results”.
Encomendas para: underneath.pt@gmail.com
ResponderEliminar10€ + portes