sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Process Of Guilt - Renounce



Depois de duas Demos muito promissoras: “Portraits Of Regret” de 2002 e “Demising Grace” de 2004, ambas auto-financiadas, os Process Of Guilt assinam contrato pela Major Label Industries, naquela altura uma editora ainda muito recente, e lançaram (em 2006) o seu primeiro álbum, o aclamado e grande “Renounce”, na minha opinião, este álbum é dos melhores álbuns de Doom Metal que ouvi em toda a minha vida, por toda a atmosfera criada, pela qualidade extrema, e pelo sentimentalismo único, é algo que nos faz sonhar. Como é que posso caracterizar este álbum? São 7 músicas muito bem constituídas, com um um som que é familiar, não é nada de novo, mas são os Process Of Guilt, são uma banda especial capaz de fazer música que me fascina por completo, uma excelente produção e um grande nível de confiança fazem deste, um álbum único, daqueles que nos marcam.

Em termos de sonoridade, o som é bastante agradável, os temas são lentos, com partes atmosféricas em que Hugo Santos canta com vocais limpos, e depois, de repente, “ataca” com os guturais mais incríveis que ouvi até hoje, a guitarra e o baixo têm uma grande presença na atmosfera das músicas, a bateria é muito variada, simples e muito agradável. Liricamente podemos afirmar que todo este álbum é sobre a ideia da renúncia, o sentimento melancólico e de raiva predominante neste álbum. Todas as músicas transportam consigo sentimentos de raiva, solidão, tristeza, angústia e melancolia, músicas com atmosferas negras e cinzentas como se revela no artwork do álbum. Em relação às minhas músicas preferidas, destaque para “Motionless”, uma faixa lenta com o contraste dos vocais limpos e guturais, com umas vozes depressivas a acompanhar que criam um ambiente único, “Becoming Light” é um tema que começa com uns guturais avassaladores de Hugo Santos, logo a seguir temos “Fragments” uma música espectacular, não tem explicação, um instrumental maravilhoso com uma melodia muito bem feita e bem catchy, já para não falar da grande voz mais uma vez, o baixo e a guitarra a criam uma atmosfera única, destaco também as músicas “Window” e “Crawl”.

Este álbum mostra que os Process Of Guilt são uma banda única, com um grande técnica e potencial! Na minha opinião são uma das bandas portuguesas com mais qualidade da actualidade. “Renounce” é um dos melhores álbuns de sempre feitos em Portugal, tenho dito!

3 comentários: