“XXV 1988-2013” é nome da nova compilação dos históricos RAMP, um Digipack de luxo com 2 CDs que reúne as faixas mais marcantes da banda e também versões acústicas de outras mais catchies, mais algumas surpresas, resumindo, uma celebração da vida dos RAMP, em 33 capítulos, desde o histórico “Thoughts”, passando àquele que foi o primeiro álbum de Metal a atingir o top de vendas em Portugal (“Intersection”), isto sem esquecer aquele que para mim é o melhor álbum, “Evolution, Devolution, Revolution”, e claro, os álbuns mais recentes.
A grande surpresa para mim foi mesmo ouvir os temas “Thoughts”, “The Last Child”, “Behind The Wall” e “Try Again”, isto porque não fui um dos sortudos a ter o LP ou o CD do primeiro álbum e ouvi-los com esta nova masterização deu-me uma nostalgia daquelas e aposto que à banda também, portanto, espero que estejam a pensar seriamente numa reedição desse clássico. Do “Intersection” os temas escolhidos não podiam ser mais óbvios: “Black Tie”, “All Men Taste Hell” e “Through”, para mim, também os 3 melhores. “Hallelujah”, “For A While”, “How” e “Dawn” são os temas do álbum de 1998, e ainda acrescentaria a “Old Times” e a “Noone”. O “Nude” foi provavelmente o álbum mais alternativo da banda e apesar de muitos discordarem para mim é um dos melhores registos da banda, onde se destacam a “Alone”, “Clear” e “In Sane”, mas qualquer um dos outros temas do álbum serviria. Não se esqueceram do EP “Planet Earth”, e podem ouvi-lo aqui na íntegra. “Blind Enchantment” e “The Cold” tinham de estar aqui obrigatoriamente, são duas das melhores e mais agressivas faixas que os senhores já compuseram, do álbum mais recente “Visions”.
No segundo CD temos versões acústicas das músicas mais calmas como “Alone”, “For A While”, “The Last Child”, entre outras, a primeira, escolhida como single de apresentação desta compilação. Para quem (como eu) já viu RAMP ao vivo de certeza que estavam ansiosos para ouvir como funcionariam os covers que costumam tocar ao vivo em estúdio, principalmente aquele das The Bangles, “Walk Like An Egyptian”, um tema que sempre resultou muito bem ao vivo, agora imortalizado numa versão estrondosa! De destacar também os temas “Fuck You” dos Wild Dogs, “We're Not Gonna Take It” dos Twisted Sister ou a emocionante “Planet Earth”, isto sem esquecer um dos temas mais emblemáticos, “Anjinho Da Guarda” (António Variações).
Estamos perante uma edição de luxo duma das melhores e mais emblemáticas bandas portuguesas de sempre, num duplo CD que se encontra facilmente e a um preço acessível, com os melhores temas da banda, versões alternativas, covers, com um artwork nostálgico com referências aos grandes feitos dos RAMP… Uma viagem ao passado com um olhar para o futuro, absolutamente recomendado.
Sem comentários:
Enviar um comentário