terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Simbiose - Evolution?



Simbiose, dispensam de qualquer tipo de apresentações. Depois da comemoração dos 15 anos de carreira com várias actuações no estrangeiro, os Simbiose lançam em 2007 o seu 3º álbum de estúdio “Evolution?” editado e distribuído pela portuguesa Major Label Industries. Foi com este álbum que os Simbiose ganharam uma grande projecção internacional, este lançamento teve direito a várias edições específicas em vários países como o México, Brasil, Japão, e ainda uma edição em vinil pela editora/distribuidora espanhola Gaia Records. Foi nesta altura e a promover este álbum que os Simbiose fizeram uma Tour de 12 concertos no Brasil e ainda uma actuação em Inglaterra (Brixton) onde partilharam o palco com os English Dogs.

Depois do Crust sujo e agressivo do “Naked Mental Violence” e do “Bounded In Adversity” que é um Crust a puxar para o Grind com um instrumental muito Thrash, temos “Evolution?” uma mistura de Death Metal dos anos 90 com muito Hardcore e Crust com muitos riffs. Os temas são os tradicionais: crítica social, política, económica, religiosa… A sonoridade do álbum, que é muito característica só deste álbum dos Simbiose, não varia muito, não é muito rápido, mas é um álbum sólido do início ao fim, talvez a sonoridade mude um bocado na “Ideia Deliróide” escrita e cantada por João Gordo (Ratos De Porão), o álbum tem uma excelente produção onde a voz e os instrumentos são extremamente perceptíveis. É o álbum dos Simbiose que tem menos músicas cantadas em português, que sinceramente são as que me atraem mais. Posso afirmar que adoro a combinação dos “gritos” dos vocalistas com os riffs de guitarra. Destaque para a participação de Dean Jones dos Extreme Noise Terror na música “The Lone Death” uma malha do caralho! “Que Interessa?” e “Mundo Em Guerra” são dois temas excelentes cantados em português, dois clássicos de Simbiose, destaque para a letra da “Que Interessa?” e para a melodia e os “meios” solos da “Mundo Em Guerra”. Realce para o abuso da voz de Johnnie na “Crippled” e para a bateria na “Inglorious Victory”. “Pointless Tests” e “Rise And Fall” são as minhas preferidas, a primeira até teve direito a um video clip.

É um grande álbum, dos melhores de em Portugal até hoje, um álbum que se tornou internacional, é pena ser só meia hora de destruição, acho que se pusessem mais 4 ou 5 músicas como Bonus Tracks tiradas da primeira Demo e de algumas Splits não fazia mal nenhum. Altamente aconselhável para fãs de Ratos De Porão, Brutal Truth, Extreme Noise Terror, Discharge, Driller Killer…

2 comentários:

  1. Encomendas para: simbiosecrust@gmail.com
    10€ + portes

    ResponderEliminar
  2. que poder! não existe nada melhor para ouvir quando se acorda

    ResponderEliminar