sábado, 12 de março de 2011

A Dream Of Poe - The Mirror Of Deliverance

Os A Dream Of Poe são uma banda portuguesa de Doom Metal com algum Death e Gothic incorporado, formaram-se em 2005 e são de Ponta Delgada (Açores). Depois do lançamento de uma Demo em 2006, um álbum ao vivo em 2008, de dois EPs: “Sorrow For The Lost Lenore” e o excelente “Lady Of Shalott” (lançado no ano passado), já era de esperar um primeiro álbum de estúdio. “The Mirror Of Deliverance” é o nome do primeiro longa-duração, foi gravado entre Janeiro e Dezembro de 2010, toda a parte instrumental ficou a cargo de Miguel Santos, os vocais foram gravados por João Melo cujas letras ficaram a cargo de Paulo Pacheco. As músicas do álbum nunca foram editadas anteriormente, com excepção da “Lady Of Shalott”, o álbum é composto por 6 temas que perfazem 51 minutos. A edição desta obra ficou a cargo da sempre respeitosa Arx Productions, da Ucrânia, também dos portugueses Insaniae.

Os A Dream Of Poe praticam um Doom Metal bastante variado, que vai do Gothic Metal ao Progressive Rock, passando pelo moderno Post Rock e pelo Death Metal, com partes bastante atmosféricas e por vezes melancólicas. Como principais influências podemos destacar: Paradise Lost, My Dying Bride, Novembers Doom, Anathema… por aí. Toda a parte lírica da banda é inspirada na literatura de Edgar Allan Poe. Na minha opinião este álbum atingiu um nível bastante superior àquilo que eu estava à espera, muito superior aos trabalhos anteriores, é um trabalho bastante sólido e coeso. A nível vocal este trabalho é bastante variado e muito bom, temos voz limpa nalguns casos, registo gutural e até declamações de poemas com uma voz cheia de raiva. É um álbum com construções melódicas do mais alto nível, com uma qualidade extrema. As guitarras bem melódicas, por vezes acústicas, criam ambientes melancólicos incríveis.

O álbum começa com “Neophyte”, uma música bastante assombrosa, com uma atmosfera negra fenomenal, muito triste, marcada pela intensidade da dupla de guitarras, é um tema com uns guturais melódicos e com a voz limpa. “Os Vultos” é um tema bastante arrepiante, lento, épico, cantado na língua de Camões, com uma poesia trágica e triste, é um tema em que o instrumental nos remete para a coadjuvação da melancolia do Doom e do Fado (mais a nível instrumental), a lembrar uns Ava Inferi. “Lady Of Shalott” foi um tema que deu bastante que falar anteriormente, devido ao lançamento do EP, caracterizado pelo jogo de vocais, por vezes em dueto (voz limpa/gutural), com uma voz aguda espectacular que se ouve ao fundo. Tem uma atmosfera Doom/Gothic soberba, com grandes leads de guitarra e partes únicas em que a melodia da guitarra “limpa” dá um toque especial à música, destaque para a parte final, em que a letra é falada e assim termina a música de uma forma fenomenal. “Liber XLIX” começa muito calmamente com a voz limpa e com uma melodia de guitarra muito contemplativa, mas isso muda rapidamente, quando “aparece” uma voz extremamente agreste, agressiva e cheia de raiva e desespero, uns guturais extremamente agressivos, é uma música marcada pelas várias mudanças de ritmo, destaque para o grande solo de guitarra. “The Lost King Of The Lyre” é uma música fenomenal, com uma sonoridade (mais) parecida ao EP anterior, com um riff inicial de guitarra espectacular que põe tudo em sentido. Para terminar temos “Chrysopoeia”, outro ponto alto do álbum, com mudanças de ritmo bem evidentes, e com um registo vocal bem variado. Atenção particular para aquela parte a meio, onde somos confrontados por uma voz calma e triste ao som da chuva, o álbum termina com o som calmo do piano a contrastar com uma bateria forte e agressiva.

“The Mirror Of Deliverance” é um álbum de estreia muito bom, que cresce com o número de audições, todos os participantes mas sobretudo Miguel Santos estão de parabéns, os A Dream Of Poe são mais outra grande referência do Doom Metal português que ao que parece, já anda a dar muito que falar no estrangeiro.

6 comentários:

  1. Encomendas em: http://www.dreamofpoe.com/order.html
    11€ (portes incluídos)

    ResponderEliminar
  2. Boas, eu encomendei mas não tive resposta até agora. Demorou-te muito a receber?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Encomendaste quando? escolheste para pagar à cobrança ("cash on delivery") ?

    Se ainda não te responderam devem estar a responder, e costuma demorar 2 ou 3 dias a chegar.

    ResponderEliminar
  4. Boas joão... esta é mais uma excelente review, tens feito um excelente trabalho nos últimos meses, continua!

    ResponderEliminar
  5. Também acho, sem dúvida o melhor blog de reviews a nível nacional. o zyk e o paulo figueiredo podiam aprender alguma coisa.

    ResponderEliminar
  6. Anca,

    Alguma coisa se deve ter passado, será que me podes dizer quando fizeste o pedido e o nome em que foi feito?

    Se quiseres podes enviar os teus dados para dreamofpoe@gmail.com

    Cumprimentos,
    Miguel Santos

    ResponderEliminar