segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Raw Decimating Brutality - Obra Ó Diabo!!!

Valeu bem a pena esta espera toda! 6 anos depois da edição do primeiro trabalho, “Sperm To Grind Your Ears”, aqueles senhores, vindos das montanhas mais altas  e frias de Portugal, os Raw Decimating Brutality, lançam, finalmente, o tão esperado longa-duração “Obra Ó Diabo!!!”. Se estes senhores já eram originais na escolha dos temas, agora são uns génios autênticos ao lançarem um álbum, que tem como temática principal, nada mais, nada menos, a construção civil. É na onda do Split e do EP “Sperm To Grind Your Ears”, mas com um som mais polido, mais profissional, com uma produção que a banda merecia há muito. É Grindcore Old School com passagens de Death com a já característica voz a acompanhar que se fez ouvir pela primeira vez, há 6 anos com tema “Fluido Vaginal”, agora presente em temas como “Andaime Infernal”, “O Muro Está Mal Pintado” ou “Limpei O Cu A Um Saco De Cimento”. São 12 músicas que perfazem (apenas) um total de 20 minutos, infelizmente é um álbum que peca pela pouca duração, por outro lado não há temas maus, como alguém dizia, “é tudo bom”! É bem difícil encontrar bandas com a qualidade (e originalidade) e humor dos R.D.B. e na verdade, não estava à espera de um álbum tão bom.

Não é aquele Grindcore super violento e desagradável que vai sendo cada vez mais comum por essa Europa fora, é mais que isso, é uma espécie de Grind com Punk e/ou Rock ‘n’ Roll por vezes dançável e exemplos disso são os temas “As Portas Vieram Trocadas”, “Limpei O Cu A Um Saco De Cimento” e “Napalm Na Obra”. Até em temas lentos como “Furto Na Obra” os R.D.B. nos conseguem surpreender! É um álbum com muita técnica, rapidez e alguma brutalidade, blast beats muito rápidos e agressivos (como em Chapar Massa À Talocha): destaque aqui para o trabalho do baterista e para o resultado final que a captação da bateria teve. Os vocais de Daniel Gamelas também estão mais versáteis, um ou outro pig squeals (em “Calhau No Quintal”, faixa bónus, gravada em 2007 com Hugo Ramone na bateria), guturais mais graves à Napalm Death ou aquele tom arranhado como Carcass. Não esquecer a outra faixa bónus, neste caso ao vivo (em Espanha), “Estrume À Bruta” e penso dá para terem pelo menos uma pequena noção daquilo são estes “pedreiros” ao vivo.

Não quero entrar aqui em fanboyismos mas tenho de admitir que os Raw Decimating Brutality são a melhor banda nacional de Grindcore. Para conluir resta dizer que “Obra Ó Diabo!!!” foi lançado em Outubro de 2011 pela Vomit Your Shirt Records, com distruição assegurada pela Grindhead Records (Austrália), Sevared Records (EUA), Hellstore (Holanda) e Hecatombe Records (Espanha). Estejam atentos às próximas actuações ao vivo da banda! “Este álbum é dedicado a todas as obras que devastámos nas nossas infâncias!!!”

3 comentários:

  1. Encomendas para: vomit.your.shirt@gmail.com
    8€ + portes

    ResponderEliminar
  2. Melhor banda de Grind nacional!

    ResponderEliminar
  3. Eu vou, eu vou, ver RDB no colhões eu vou eu vou

    ResponderEliminar