domingo, 30 de dezembro de 2012

Brutal Brain Damage - Brain Soup

Os Brutal Brain Damage são a mais recente ascensão do Grindcore nacional, oriundos de Ourém e autores do EP “Borderline Syndrome” e de “Brain Soup” (o grande álbum de estreia) apresentam-se como mais uma proposta refrescante no espectro de Grindcore/Death Metal nacional, são a mais recente aposta da Vomit Your Shirt (R.D.B.) e este poderoso álbum de estreia não fica nada a dever ao que se faz/fez cá dentro e lá fora, a jovem banda formada em meados de 2011 já anda a dar que falar e ainda vamos ter mais surpresas porque pelos vistos já andam aí mais umas malhas novas. A distribuição internacional do álbum fica a cargo da já habitual Sevared Records. Destaque ainda para o artwork do álbum, ilustrações impecáveis, aterrorizantes… Trabalho de André Coelho. É assim que o povo gosta.

Brutal Brain Damage é brutalidade, humor, horror, terror, sarcasmo, violência… Temas brutos, rápidos, simples e directos. Grindcore doentio na onda de uns R.D.B. e Grog, guturais graves (um pouco à Brutal Death) a contrapor com uns mais agudos e arranhados, riffs poderosos, temas agressivos, acelerados, mas ao mesmo tempo bastante melódicos e com várias mudanças de ritmo, bateria infernal como era de esperar, a despejar blast beats por todo o lado. À semelhança dos compatriotas R.D.B. os Brutal Brain Damage aliam a agressividade dos temas a um humor fantástico e exemplos disso são as introduções (e até o próprio título) de alguns temas como “Suicide Jesus”, “Spit Fire” ou “I Scream Milk”. A produção do álbum é de louvar, uma qualidade surpreendentemente boa para álbum de estreia, tudo certinho e bonitinho como se quer. No geral o álbum é óptimo mas tenho de destacar por exemplo a rapidíssima “Ten Ten”, a dançável “You Must Die”, o clássico “Suicide Jesus”, a lenta “Grunt”, as violentíssimas “Scum On” e “Sex Ritual”, a hilariante e curtíssima “Big Slow” e claro as viciantes “Brain Soup” e “See U Later”. “W.T.F.?!” é última faixa e é mesmo “wtf?”, parece que é uma faixa tocada de trás para a frente, a sobremesa ideal para terminar com a óptima refeição que os Brutal Brain Damage nos proporcionaram.

“Brain Soup” é um dos melhores álbuns do ano a nível nacional e um dos melhores de Grindcore saídos do nosso underground nos últimos anos. 26 minutos (que podiam ser mais) demoníacos, insanes, poderosos. Dedicação e talento são as palavras ideais para caracterizar esta jovem banda que não tarda a dar concertos lá fora à semelhança dos Holocausto Canibal e R.D.B., por cá vão percorrendo os mais variados palcos e fests, vamos ver como se sai a sopinha de miolo no grande Colhões De Ferro VIII.

1 comentário: