quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Simbiose - Fake Dimension

Simbiose, uma das melhores bandas nacionais. À medida que os anos passam estes senhores vão me surpreendendo cada vez mais, este novo álbum “Fake Dimension” é um álbum espectacular, é uma forma de ser, uma maneira de pensar, de sentir a música e o mundo que nos rodeia, este álbum são 20 anos de maturidade acumulados dos reis do Crust Punk português. “Fake Dimension” foi misturado na Suécia por Ulf Bloomberg, neste álbum os Simbiose apresentam uma sonoridade mais “sueca”, nomeadamente Death Metal. A edição ficou a cargo da editora/distribuidora portuguesa Rastilho Records, em CD e LP. Também saiu no Brasil através da Red Star Recordings e no México pela Bambam Records.

Como é que posso descrever esta obra de arte extrema? Violência, caos, destruição, velocidade, crítica social, música brutal e explosiva cheia de energia e raiva, os temas passam a uma velocidade brutal, a sonoridade vai desde o Metal ao Hardcore, passando pelo Punk e pelo Thrash. Todo o álbum é marcado intensidade extrema, um álbum único, fantástico, que nos hipnotiza completamente devido ao tão elevado nível de violência e destruição sonora. Nunca me canso de ouvir, não nos podemos de esquecer de excelentes trabalhos como “Naked Mental Violence” ou “Evolution?” mas neste álbum os Simbiose superaram-se a si próprios. Falando agora dos temas, gosto muito da primeira música “A Solução” com muito Punk, passa “a correr” é verdade, mas logo a seguir vem aquele que na minha opinião é o melhor tema do álbum “Obey”, começa com uma descarga de raiva e aos 1:25 minutos o som da guitarra é único, um ritmo que me possui completamente, conta com a participação de Sofia Loureiro ex-vocalista dos We Are The Damned, é pura magia musical notam-se algumas influências de Death Metal Melódico incríveis que nos ficam na cabeça durante muito tempo e nos dão vontade de ouvir outra vez. Na música “Auto-Estima” os Simbiose superaram-se a eles próprios, é uma música extravagante: pela brutalidade, pelo ritmo, pelo solo, pela letra e espírito crítico, um autêntico clássico! Dou destaque ás faixas: “Sem Moral” com uma letra que critica sociedade, os políticos e a religião, é uma letra espectacular e muito realista, nenhuma música destes senhores é feita por acaso e “United” que é outra grande faixa, com um refrão que me alucina completamente e com um grande solo de guitarra tocado pela Jão dos Ratos De Porão. “Suffer Inside” e “Fake Dimension” são outras grandes malhas também. “Can’t Understand” é uma música, que, quando a ouço fico possuído, sem palavras, é incrível, estes senhores são autênticos deuses da música, e não podia terminar melhor: “Evolução É Regressão” é a última música, muito original, que conta com o vocalista dos Tara Perdida, João Ribas.

Esta “gente” merece um grande lugar de destaque no panorama do Crust mundial, fizeram uma tour no Brasil em 2008 e ao longo de 20 anos de carreira actuaram em  muitas parte da Europa, chegando a dar 200 concertos em 2005. Comprem este álbum, ouçam esta máquina de destruição sonora! Perseverança e personalidade, são as características de uma banda que se mantém fiel aos seus princípios, porque a luta continua todos os dias!

1 comentário: